BLOQUEADORES DE CARBOIDRATO
Os carboidratos estão presente de forma majoritária em nossa alimentação. Pães, massas, raízes, tubérculos e todos os alimentos de origem vegetal são fonte abundante de deste macro nutriente.
Por ser tão abundante em nosso dia-dia os carboidratos podem tornar-se um vilão quando consumidos em excesso.
Aumento de peso e algumas doenças são consequência do consumo desenfreado de carboidratos .
Portanto é necessário um controle diário na sua ingestão. Porém isto nem sempre é fácil de se fazer sozinho. É ai que entra os bloqueadores de carboidratos.
O que são bloqueadores de carboidratos eles e como ela agem?
Bloqueadores de carboidrato são substancias que impedem a quebra e absorção do carboidrato pela pelo nosso sistema digestivo
A faseolamina é um dos mais famosos bloqueadores de carboidrato. Ela é extraída do feijão branco e possui a capacidade de inibir a ação da amilase , enzima envolvida na digestão dos amidos . Sem a amilase os amidos não podem ser quebrados , portanto não são absorvido pelo organismo.
Testes in vitro comprovaram que 1g de Faseolamina é capaz de inibir a conversão de 454g de carboidratos, ou seja cerca de 1800 Kcal.
OBS: a faseolamina age apenas sobre os amidos , portanto o consumo de doces que são ricos em sacarina ou açúcar domestico deve ser reduzido .
A enzima envolvida na quebra da sacarose é a sacarase .
Logo a faseolamina não consegue evitar a absorção da sacarose.
Para inibir a absorção da sacarose o indicado é a L-arabinose que é extraída do psyllium ou Plantago psyllium .